Redação Maricá Publicidade 1200x90
03/08/2023 às 10h10min - Atualizada em 03/08/2023 às 10h08min

Programa Habitar entrega 12 casas em Itaipuaçu

M.A. - redacaomarica.com.br

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, entregou nesta quarta-feira (02/08), 12 casas reformadas a famílias que fazem parte da política habitacional “Habitar – Moradia com Dignidade”, nas ruas Carlos Ribas Perdigão (antiga 48) e Rua 47, em Itaipuaçu. A política pública consiste na regularização dos imóveis e em melhorias com reformas realizadas gratuitamente para famílias de baixa renda. No total, 47 imóveis passarão por reformas e reassentamentos nesse mesmo local.
As residências passaram por processo de regularização fundiária e tiveram diversas melhorias, como obras, pinturas, revestimento, instalações elétricas e hidráulicas, correção de desnível, entre outras.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, disse que as casas representam garantia de dignidade para população.
“Esse programa é sensacional, transforma a realidade da casa das pessoas, dando dignidade na moradia. São realizadas diversas melhorias, como por exemplo, novas instalações elétricas, hidráulicas, rebaixamento, emboçamento, entre outras. Morar é parte de um direito social importante e quando renovamos isso em um pacto social, estamos transformando a cidade como um todo”, defendeu Horta.

O secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, conta que a entrega faz parte de um direito básico do cidadão, além de garantir dignidade a população.

“A gestão pública tem a função de ajudar a mudar a vida das pessoas. Hoje estamos entregando as primeiras 12 casas, através de um trabalho de sensibilização e fortalecimento de vínculos com os moradores, para que possamos entrar e realizar uma série de melhorias. A reforma acontece de forma estrutural e estética, garantindo a salubridade e diminuindo os riscos elétricos, entre outras melhorias”, disse.

Casa reformada para os moradores

A ajudante de cozinha, Raquel Correa, de 20 anos, celebrou o fato de que, agora com a reforma, pode contar com água encanada em sua casa, o que antes era um desejo distante.

“A casa antes da reforma não tinha telhado direito. Também não tinha água encanada, o banheiro não tinha telhado nenhum. Não tinha proteção contra o vento, nem contra a água, meus sobrinhos viviam doentes. Agora parece uma casa de verdade e, isso, vai ser muito melhor para gente”, contou Raquel sem esconder a emoção.

“Acho que nunca conseguiria melhorar minha casa deste jeito”, essa foi a frase dita pelo jardineiro, Ricardo Moura, 43 anos, que está entre os beneficiados dessa política habitacional.

“Melhorou em tudo, antes não tinha piso, os telhados quebrados. Agora ela tem forro em PVC, uma varanda nova. Toda vez que chovia, meu banheiro alagava, era horrível. A gente ganha pouco e fica difícil fazer as melhorias necessárias, estou muito feliz com minha casinha. Nunca imaginei ela tão perfeita”, contou.

O casal André Correa e Isabella Tayjata, conta que sonhava em ter uma pequena varanda para “chamar de sua”.

“Agora temos uma varanda, algo que eu queria muito. Temos tanque, forro, um telhado novo. Podemos receber a família, fazer o Natal aqui em casa. Não tem palavras para descrever o quanto estamos felizes”, disseram.

Habitar-moradia com dignidade

Com a missão de garantir o direito social à moradia com qualidade e segurança, a política habitacional é destinada à população em situação de vulnerabilidade e de baixa renda. Ele faz parte das ações promovidas pela Prefeitura para combater o déficit quantitativo e qualitativo de moradias na cidade.

Todos os programas que ele abrange estão interligados de forma que, de acordo com a necessidade, os beneficiários sejam atendidos por mais de um programa até a garantia plena do seu direito.

As residências passam por processo de regularização fundiária e diversas melhorias, como obras, pinturas, revestimento, instalações elétricas e hidráulicas, correção de desnível, entre outras.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp