Redação Maricá - Equipes da Coordenadoria de Proteção Animal da Prefeitura de Maricá e do Grupamento de de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal resgataram um cão que estava sofrendo maus tratos em uma casa, no bairro Itapeba.
O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25. De acordo informações, a Ouvidoria Municipal recebeu uma denúncia anônima que relatava que um cão da raça Pitbull estava sofrendo maus tratos e abandono na parte externa de uma residência do bairro.
As equipes foram deslocadas para o endereço e ao chegarem na residência, encontraram animal exposto ao tempo - que provavelmente se molhou com a chuva durante a madrugada - sem comida e água. O cão foi apreendido e recolhido pelos agentes.
Aos fazerem buscas pela região, os agentes localizaram o dono do animal. Ao ser questionado, o mesmo afirmou que abandonou o cão por não ter condições financeiras de cuidar do Pitbull e com os tratamentos veterinários. No entanto, durante apuração, foi descoberto que o homem adquiriu um outro cão da mesma raça.
O homem foi conduzido para a Delegacia de Maricá (82ª DP) onde foi autuado e responderá em liberdade pelo crime ambiental de maus tratos a animais domésticos e silvestres.
Já o cachorro, foi encaminhado para uma clínica veterinária, recebe tratamento nutricial e se recupera das debilidades. Ele não corre risco de vida.
- MAUS TRATOS É CRIME -
De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605 de 1998), o crime de maus tratos a animais domésticos e silvestres prevê uma pena de três meses de reclusão.
DENUNCIE!
A Ouvidoria Municipal informa que qualquer denúncia pode ser feita através do número de WhatsApp 96675-3078 ou pelos telefones fixos 3731-1467 ou 2637-2053 (ramal 415).