15/07/2024 às 22h26min - Atualizada em 15/07/2024 às 22h19min

Capoeira é o destaque do festival do programa Cultura de Direitos em Inoã

Graduações e troca de cordão contemplaram 54 alunos da modalidade, além das outras quatro oficinas

Felipe Rojas - redacaomarica.com.br

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, promoveu neste sábado (13/07) um festival que marcou a culminância das oficinas do pólo de Inoã do programa Cultura de Direitos, cujo destaque foi o chamado ‘batizado’ da capoeira, realizado pela primeira vez no evento. Os 54 alunos do curso receberam a 1ª e 2ª graduações e tiveram a troca do cordão, cuja cor equivale a um nível de aprendizado.

Entre esses alunos estava Nicole Melo, de 11 anos, que recebeu o cordão verde, que é o primeiro nível de experiência desta luta. “Para mim foi uma grande conquista, agora quero chegar ao cordão amarelo”, projetou a menina, já visando o nível máximo. A mãe dela, a atendente Ana Maria de Melo, revelou que seus outros dois filhos, de 8 e 6 anos, também praticam capoeira junto com outras atividades.

“Eles participam ainda do coral e da percussão. Eu acho ótimo porque ocupa o tempo deles com aprendizado e cultura, além do fato de ser uma oportunidade muito boa para quem vive em comunidade carente como nós. Eles se desenvolveram muito, e hoje fico orgulhosa de ver minha filha melhorando na capoeira”, disse Ana Maria.

A coordenadora do pólo Inoã, Mariana Rangel, contou que o evento também contemplou as oficinas de música, grafite, audiovisual e mídias sociais, além da própria capoeira, todos somando 213 alunos.

“Aqui nós temos gente que teve desde depressão até o espectro autista, e as oportunidades de crescimento são para todos, e com resultados. Já temos gente formada por nós trabalhando, por exemplo, no setor de mídias sociais”, afirmou ela.

Segundo o coordenador geral do Cultura de Direitos, Diestéfano Sant’anna, além de Inoã, os pólos do Recanto de Itaipuaçu, do Spar, do Manu Manuela, das Pedreiras e de Bambuí também terão seus festivais de culminância. Em sua avaliação, já existe um vínculo entre o programa e a comunidade.

“Nossos pólos se tornaram referência para quem vive nas localidades. Isso porque, além dos cursos e oportunidades que oferecemos, nós também nos tornamos um elo com o governo municipal, levando os problemas e demandas para buscar soluções e providências necessárias”, detalhou Diestéfano.

As inscrições para novos alunos nos seis pólos do Cultura de Direitos começam no próximo dia 22 e vão até o dia 10 de agosto, através de um link a ser divulgado no portal da Prefeitura de Maricá. Após a inscrição, os interessados deverão acompanhar o sorteio também no site oficial.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp