Redação Maricá Publicidade 1200x90
01/08/2023 às 21h43min - Atualizada em 01/08/2023 às 21h42min

Prefeitura realiza ação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis em escola de Maricá

O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (01).

- redacaomarica.com.br
Fonte: PMM
Foto: divulgação




A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (01/08), uma ação de conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O evento ocorreu no Colégio Estadual Francisco José do Nascimento, em Ponta Negra, e reuniu dezenas de alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio. Durante a roda de conversa, o farmacêutico e a técnica de enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, falaram sobre as diversas formas de prevenção e principais sintomas de doenças como HIV/Aids, sífilis e hepatites virais.


Na atividade, foi apresentado material informativo, esclarecidas dúvidas e distribuídos preservativos masculinos e femininos. A conversa abordou também os métodos de prevenção. Além disso, os jovens interessados foram direcionados para a realização de testes rápidos para diversas IST na USF Ponta Negra, contribuindo para o rastreio e diagnóstico precoce.


Aliry Pinto, técnica de enfermagem da USF Ponta Negra e uma das responsáveis por organizar a atividade, destacou o impacto da atividade no dia a dia dos jovens:


“Nessa ação, falamos sobre a importância da prevenção e do tratamento das IST, esclarecendo as dúvidas dos alunos. Observamos que muitos ainda tinham questionamentos sobre vários assuntos básicos como, por exemplo, o uso correto do preservativo, como saber se possui alguma IST, dentre outros temas. Os participantes foram aconselhados sobre como buscar ajudar numa unidade de saúde, o que fazer em caso de sintomas e como tratar”, explicou Aliry.


O aluno Lucas Rocha, de 17 anos, participou da roda de conversa e garantiu que ela fez a diferença, unindo conhecimento e prevenção.


“Eu achei muito importante essa ação e espero que tenha em outras escolas, principalmente para os jovens que estão ingressando na vida adulta. Antigamente, não se falava muito sobre IST e ninguém entendia muito bem, mas atualmente a informação está muito acessível. Somos um dos únicos países que conta com a entrega das camisinhas gratuitamente pelo SUS, então temos que nos prevenir e aproveitar tudo que está à nossa disposição”, concluiu Lucas.


Testes rápidos disponíveis em toda a cidade


Em Maricá, todas as Unidades de Saúde da Família (USF) oferecem testes rápidos para detecção de diversas IST, como HIV/Aids, sífilis, além das hepatites dos tipos B e C, com resultado em menos de 30 minutos. Além disso, em caso de diagnóstico positivo, a pessoa é encaminhada para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica em Araçatiba, onde há assistência especializada qualificada, com profissionais preparados para acolher cada caso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp