Redação Maricá Publicidade 1200x90
16/07/2023 às 16h50min - Atualizada em 16/07/2023 às 16h49min

Prefeitura realiza distribuição de alimentos na Praça Agroecológica de Araçatiba

A ação faz parte do projeto piloto de compostagem da Secretaria de Agricultura.

- redacaomarica.com.br
Fonte: PMM
Foto: divulgação



A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, recebeu nesta sexta-feira (14/07) 127 quilos de resíduos doados por 43 voluntários para projeto piloto de compostagem na Praça Agroecológica, em Araçatiba. Em troca, os doadores puderam levar para casa alimentos como alface crespa, batata doce, berinjela, brócolis, canela, caruru, citronela, jiló, pimenta da jamaica, pimenta malagueta, rabanete, rúcula e taioba.


A ação educativa faz parte do projeto piloto “Baldinho do Bem”, e consiste na entrega de resíduos de alimentos crus (como cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo), que serão transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos. O material doado servirá para conclusão da composteira de pequena escala que a Secretaria de Agricultura vai implantar na Praça Agroecológica.


A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, explica a importância do projeto e convoca moradores a participarem da iniciativa. “Nós recolhemos esses resíduos orgânicos descartados, fazemos todo o sistema de compostagem e após isso ele vira adubo. Convidamos os moradores da região para fazer parte desse projeto”, completou.


Ao receber os inscritos do projeto de adubagem, a assessora de projetos sustentáveis, Mayara Guimarães, falou da importância do aproveitamento das cascas de legumes e frutas para a transformação sustentável destes alimentos.


“Aqui as pessoas se voluntariam para trazer os resíduos orgânicos, a gente pesa, distribui certificados, doa em troca bananas desidratadas e itens agroecológicos que foram produzidos aqui. Tudo isso é repassado de forma circular, na qual a gente recebe o resíduo orgânico, composta, e gera adubo para poder produzir novos alimentos. A pessoa também leva o alimento já produzido. Nós estamos conseguindo sensibilizar as pessoas sobre a importância de lidar com o resíduo de forma sustentável”, explicou Mayara.


Doação de resíduos estimula voluntariado


Um dos voluntários presentes, Cleverson Cabral, morador do bairro de Araçatiba, destacou a importância do descarte sustentável do lixo orgânico de casa.

“Eu acredito nessa ideia, porque é uma forma de revitalização, de sustentabilidade. Muitas vezes não sabemos descartar o lixo orgânico de forma correta, e esse projeto é importante também para consumirmos alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos. Sempre que posso, trago minha mãe e meu filho para ter esse costume, do descarte sustentável”, completou o comerciante.


A secretaria orienta os voluntários a levarem os resíduos em caixas de leite ou potes de sorvete limpos para serem transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos.


Para participar do projeto é preciso se cadastrar no link (https://bit.ly/3ZkTI0J), informando nome, telefone, e-mail e endereço. Os voluntários recebem as orientações de como levar os resíduos e o local para entrega por meio do número de WhatsApp (21) 97748-3352.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp