Redação Maricá Publicidade 1200x90
23/06/2023 às 19h29min - Atualizada em 23/06/2023 às 19h27min

Aeroporto de Maricá é considerado um dos mais sustentáveis do Brasil

O aeroporto conquistou o sexto lugar do ranking de Aeroportos Sustentáveis da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

- redacaomarica.com.br
Fonte: PMM
Foto: divulgação


Já consolidado no mercado offshore e alçando voos mais altos, o Aeroporto de Maricá (SBMI), administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), acaba de conquistar o sexto lugar do ranking de Aeroportos Sustentáveis da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


O programa premia os aeroportos que se destacam nas práticas sustentáveis no setor aéreo e na adoção de iniciativas voltadas à redução dos impactos ambientais da operação.


No resultado geral, o Aeroporto de Maricá foi classificado com uma média de 73,39% na categoria C-1, com até duzentos mil passageiros por ano. Além disso, foi avaliado como “primeira classe”, categoria dada a aeroportos que obtiveram pontuação final igual ou maior do que a média simples da sua categoria.


Para a diretora de Operações do Aeroporto de Maricá, Marta Magge, o resultado é fruto de muito trabalho da equipe da Superintendência de Segurança Aeroportuária em conjunto com a Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar.


“Desde 2021 estamos na busca por fazer parte do Ranking dos Aeroportos Sustentáveis da Anac. Já executamos grande parte das ações sustentáveis das categorias exigidas. Entramos de cara em 6° lugar no ranking”, afirma. Para ela, o momento foi oportuno, já que o aeroporto vive hoje um crescimento acelerado.


“Estamos buscando o engajamento de todos os demais itens das categorias, para na próxima edição subir no ranking e conquistar o nível 1”, acrescentou.


Crescimento com sustentabilidade


No programa Aeroportos Sustentáveis, a Anac analisa 26 critérios, divididos nas gestões: organizacional, energia elétrica, hídrica, resíduos, mudança climática, qualidade do ar local e ruído aeronáutico.


O segurança aeroportuário Guilherme Duarte Miguel destaca que o enorme crescimento do Aeroporto de Maricá nos últimos meses esteve sempre alinhado com as práticas sustentáveis.


“Quando falamos de sustentabilidade, falamos de respeito, responsabilidade, boas práticas e seriedade com o meio ambiente. Estamos conseguindo garantir essas qualidades junto à equipe de operações e com as colaborações de todo o aeroporto”, diz.


Parceria


De acordo com o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto, entrar no ranking foi duplamente importante para a companhia porque expressa um trabalho coletivo, já que os colaboradores estão envolvidos na campanha Recicla Codemar, que visa chamar atenção para reciclagem na empresa e em suas casas.


“Além disso, é muito importante a Prefeitura de Maricá, a partir da Codemar, ser ranqueada no Aeroportos Sustentáveis da Anac. Isso só estimula ainda mais nosso trabalho. Esse debate dos resíduos é uma discussão que precisa estar na agenda não apenas dos governos, mas também da sociedade. Nós precisamos repensar o nosso modelo, introduzir um que tenha como base a bioeconomia, que favoreça o carbono zero, que favoreça o desenvolvimento sustentável”, acrescenta.


Confira o ranking completo em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/meio-ambiente/aeroportos-sustentaveis/aeroportos-sustentaveis-2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp