Redação Maricá Publicidade 1200x90
11/06/2023 às 23h00min - Atualizada em 11/06/2023 às 22h59min

Secretaria de Direitos Humanos participa do 1° Seminário Fé e Política

Evento propôs uma reflexão sobre a estreita relação entre fé, política e direitos humanos.

- redacaomarica.com.br
Fonte: PMM
Foto: divulgação



A Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher participou neste sábado (10/06), do 1° Seminário “Fé e Política – Cadê os Direitos Humanos?”, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro.


Buscando promover uma reflexão sobre a estreita relação entre fé, política e direitos humanos, o evento surgiu do princípio que a construção dos direitos humanos foi intimamente influenciada pelo cristianismo, que, em suas bases bíblicas, sempre esteve com os excluídos.


“Estamos convidando as pessoas a participarem conosco desse processo porque Maricá é a vanguarda do movimento econômico, político e social. Mas esse é só um start desses encontros. Agradeço desde já a presença de todos. Que Deus nos guie e acompanhe”, declarou Marco Clemente, subsecretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher.


Bacharel em Teologia, o coordenador de Assuntos Religiosos da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Oliver Goiano falou sobre o tema “Fé e Política: eis a questão!”.


“Cabe a nós reconhecermos que a liberdade religiosa é acima de tudo um preceito cristão. A intolerância religiosa é, acima de tudo, um fenômeno do qual nós, evangélicos, também somos responsáveis. Por isso, precisamos fazer uma reflexão. Os direitos humanos virão quando entendermos que temos que respeitar as diferenças”, afirmou Oliver.


Advogado, bacharel em direito pela UERJ, Leonardo Quintão abordou o tema: “A construção dos Direitos Humanos, uma reflexão necessária” e levou os participantes a um verdadeiro resgate histórico.


“Ao fim da Segunda Guerra Mundial com a derrotada do nazismo, os países pensaram muito sobre a questão dos direitos humanos, que é algo que a gente vive no dia a dia. O Estado Democrático de Direitos tem como fundamentos a dignidade da pessoa humana. Pouco importa sua religião, a cor da sua pele, se você é pobre ou rico. Todos somos seres humanos, possuímos valor. Não podemos abrir mão da nossa dignidade”, refletiu Leonardo Quintão.


Assistente Social pela UFF, a coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade de Vassouras Campus Maricá, Vânia Dutra, fez uma síntese sobre “Direitos Humanos e os desafios na atualidade”.


“A formação social dos estados brasileiros sempre foi de privilegiar quem tem mais. A gente passou por um desgoverno pautado no ódio e na desigualdade. Temos que acabar com esse discurso de incitação ao ódio e à discriminação, reduzir as desigualdades sociais e raciais, elaborar políticas públicas promotoras de vida e não de morte”, frisou Vânia Dutra.


Vale destacar também a participação da professora Vânia Quintão, assistente social graduada pela UFF e especialista em Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos Sociais mediando o encontro e o debate.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp