Redação Maricá Publicidade 1200x90
15/04/2023 às 15h47min - Atualizada em 15/04/2023 às 15h47min

Maricá: Defesa Civil realiza teste em sirene no bairro do Condado

O sistema está em fase de implantação para acionamento em emergências provocadas por chuvas fortes.

- redacaomarica.com.br
Fonte: PMM
Foto: divulgação


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou na manhã deste sábado (15/04) o primeiro teste do sistema de alarme sonoro no bairro do Condado. O equipamento foi instalado em locais que possuem risco hidrológico (alagamentos) e geológico (deslizamentos). A ação, feita em parceria com a Associação de Moradores do Condado, faz parte das iniciativas da Prefeitura para a prevenção de desastres. O sistema ainda está em fase de implantação no município e o período de testes vai continuar em outras regiões do para aperfeiçoamento.


“A implantação do sistema de alerta e alarme é muito importante para o município. E os simulados auxiliam, orientam e capacitam os cidadãos para atuarem junto com os agentes e evitar futuros problemas nos períodos chuvosos”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.


Para Sérgio Andrade, o teste evitará futuros danos e auxiliará no direcionamento diante das mudanças climáticas. “Hoje fizemos o trajeto até à Associação. Recebemos também as coordenadas e os cuidados que devemos ter em caso de alagamentos na região. Uma simulação importante e que apresentou o funcionamento da sirene”, comentou o participante da simulação.


Sobre as sirenes


As sirenes dos sistema de alerta, que estão em fase de implementação na cidade, serão acionadas quando atingir o volume de chuva que pode gerar risco de alagamentos ou deslizamentos. Elas emitem um alarme sonoro que alerta os moradores sobre os riscos de permanecerem em suas residências. Após o acionamento, as pessoas devem se dirigir para pontos de apoio determinados em cada bairro, como escolas, igrejas, centros comunitários, que serão definidos em conjunto com moradores das regiões.


Os equipamentos foram instalados em áreas mapeadas pela Defesa Civil que apresentam risco de deslizamentos ou de alagamentos: Araçatiba, Recanto, Rodoviária, Itaocaia, Boqueirão, Recanto da Amizade, Sacristia, São José do Imbassaí, Vale da Figueira, Condado, Bananal, Centro, MCMV Inoã e MCMV Itaipuaçu. Todos os equipamentos possuem pluviômetros para que os técnicos possam acompanhar e fazer o acionamento em caso de emergências.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp