Redação Maricá Publicidade 1200x90
04/07/2022 às 19h10min - Atualizada em 04/07/2022 às 19h10min

Moradores do Flamengo começam a receber atendimentos na Unidade de Saúde da Família

Os atendimentos começaram nesta segunda-feira (04).

Fonte: PMM
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (04/07) os atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF) Elenir Umbelino de Mello, no bairro Flamengo, região central da cidade. A abertura da unidade tem como objetivo reorganizar e aperfeiçoar o acolhimento à população da localidade, contemplando cerca de oito mil moradores do Flamengo e também do Centro. O espaço conta com seis consultórios voltados ao atendimento médico, incluindo de enfermagem, observação clínica, saúde bucal, saúde da mulher, além de sala de imunização, curativo, procedimento e farmácia.

Trinta funcionários atuam no local, entre agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, e uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A USF Elenir Umbelino de Mello integra o processo de reestruturação e ampliação da Rede de Atenção Primária à Saúde, que teve um aumento recorde no número de cadastrados durante a pandemia da Covid-19, período em que também se observou um crescimento na população maricaense.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período deste ano, o número de cadastrados nas USF aumentou em 140%, chegando a 171 mil pessoas. Além disso, os atendimentos médicos nas unidades saltaram de 3.245 em fevereiro de 2020, momento anterior à pandemia, para 13.780 em fevereiro de 2022, o que representa um aumento de 324%. Nesse contexto, Maricá atua para expandir e aprimorar os serviços de saúde oferecidos pelo município, ação que sofreu impedimentos devido à Covid-19, mas foi retomada com rapidez e precisão para atender a população, aspecto destacado pela secretária de Saúde, Solange Oliveira.

“A USF Elenir Umbelino de Mello chega com um novo conceito para a Estratégia de Saúde da Família, modelo para outras unidades que vão trazer qualidade estrutural para os demais distritos. O fortalecimento da ESF é essencial para acolher com efetividade os usuários, principalmente em um momento de aumento exponencial da população do município, em que atuamos para atender todas as demandas e planejamos a ampliação da rede em diferentes frentes. Com a inauguração, trazemos benefícios e mudanças fundamentais para a vida e a saúde de todos”, ressaltou a secretária.

População aprova a nova unidade de saúde

Os moradores que estiveram na USF do Flamengo durante o primeiro dia de funcionamento elogiaram a estrutura do espaço e o atendimento recebido. Tathiana Cristina do Couto, de 27 anos, foi um deles e afirmou a importância de poder ser assistida perto de casa por profissionais de referência.

“Resido há seis meses em Maricá e já era atendida pela USF Central. Como moro no Flamengo, ser direcionada a essa unidade foi ótimo, já que posso vir andando até aqui. O espaço é muito bom, não há aglomerações e passei por uma consulta excelente com a médica. Muito feliz”, reforçou.

A dona de casa Loide Custódio, de 55 anos, também passou pelo local e garantiu que a abertura da nova USF contribui para otimizar o acolhimento à população. “Gostei muito do atendimento da Unidade de Saúde da Família do Flamengo. Aproveitei para vir no dia da abertura e achei ela muito ampla, arejada e bem organizada. Já saí com a próxima consulta marcada e pretendo sempre vir aqui”, acrescentou.

Novos projetos reforçam os investimentos em saúde no município

Atualmente, estão em desenvolvimento diversos projetos para ampliar os serviços de saúde na cidade. Na Rede de Atenção Primária à Saúde, as USF Ponta Negra, Carlos Marighella (condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu), Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa Minha Vida de Inoã), Mumbuca e Caxito serão ampliadas, ganhando novos espaços até o primeiro semestre de 2023. Posteriormente, serão entregues unidades de saúde de São Bento da Lagoa, Saco das Flores e Itaocaia Valley, que estão em retomada das obras.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp