Redação Maricá Publicidade 1200x90
24/03/2022 às 22h53min - Atualizada em 24/03/2022 às 22h53min

Maricá+Verde celebra 8º aniversário reflorestando a cidade

Fonte: PMM

A Prefeitura de Maricá comemora oito anos do projeto Maricá+Verde, iniciativa da Secretaria de Cidade Sustentável, que promove doações de mudas nativas da Mata Atlântica semanalmente, percorrendo todos os bairros da cidade — do Recanto em Itaipuaçu a Jaconé. Nesse período, foram doadas cerca de 45 mil mudas à população, além de cultivadas 80 mil plantas em ações de reflorestamento, realizadas próximo a rios e áreas de proteção ambiental. Essas ações estimulam a conscientização ambiental e reforçam o compromisso do município em proteger os recursos naturais.

Atualmente, o papel do programa é reconhecido pela população maricaense, com grande participação dos moradores nas atividades realizadas nos bairros, esgotando em minutos as mudas disponíveis para doação. O resultado é visível: plantas doadas no início do projeto já dão frutos, florescem e recuperam cada vez mais as áreas verdes da cidade.

“A aceitação do projeto é sempre positiva junto à população. Acreditamos que, ao longo desses oito anos, conseguimos atingir todos os bairros e despertar na população o interesse pelas plantas e seus múltiplos benefícios. Moradores de todas as idades abraçaram o Maricá+Verde e nosso objetivo é expandir as atividades, trazendo ainda mais ganhos ao município”, afirmou o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira.

Ações integradas reforçam o impacto da iniciativa

Entre as atividades recentes do Maricá+Verde, um dos grandes destaques foi o plantio de 35 mil mudas às margens do Rio Ubatiba (principal da cidade), auxiliando na recuperação da mata ciliar – vegetação localizada próxima a cursos d’água, como rios, lagos e cachoeiras. Outra ação importante foi o reflorestamento da localidade Manu Manuela, em São José do Imbassaí, com o plantio de três mil plantas na região.

Maricá também fez parceria com o Programa Florestas do Amanhã, iniciativa da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), que tem como objetivo reflorestar hectares de Mata Atlântica, com o plantio de mudas em unidades de conservação do território fluminense. Por meio da parceria, foram feitos plantios em uma área de 25 hectares, o que compreende o tamanho de 25 campos de futebol, nos bairros Caxito, Parque Nanci e também no Manu Manuela.

O projeto

A principal atividade do Maricá+Verde junto à população é o “Visita Ao Seu Bairro”. A cada semana, são distribuídas cerca de cem mudas aos moradores, sempre em localidades diferentes da cidade, entre as espécies ipê, aroeira, nêspera, goiabeira, guapuruvu, grumixama, pau-brasil, palmeira e espinheira.

No início deste mês, no Dia Internacional da Mulher (08/03), a equipe do projeto promoveu uma atividade especial, entregando 200 mudas de ipê-rosa às mulheres que passaram pela Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro. Já no Dia Mundial da Água (22/03), foi realizado o plantio simbólico de uma muda de Ipê, para futura restauração da mata ciliar do Rio Ubatiba.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp