Redação Maricá Publicidade 1200x90
12/03/2022 às 10h57min - Atualizada em 12/03/2022 às 10h57min

Depois de Maricá, Niterói decreta o fim do uso obrigatório de máscara

Depois dos municípios do Rio, São Gonçalo e Maricá, Niterói agora decretou o fim do uso obrigatório de máscaras. O anúncio aconteceu durante a noite desta sexta-feira (11) pelo prefeito Axel Grael (PDT) e com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

A medida permite que quem desejar circular pela cidade, não terá a obrigação de usar as máscaras em locais abertos. Porém, a Prefeitura irá seguir uma recomendando o uso, em qualquer local, para a proteção de pessoas imunossuprimidas, gestantes e idosos.

Já em locais fechados, que incluem salas de aulas e transportes público a obrigatoriedade permanecerá. Os ambientes fechados, como casas noturnas, pub e boates, tem permissão para funcionar com 100% da capacidade, mas deverão se manter a apresentação do comprovante de vacina, com o esquema vacinal completo, na entrada. A realização dos grandes eventos com 100% de capacidade e também foi liberada, porém segue necessitando do passaporte de vacina.

"A obrigatoriedade do uso da máscara em espaços abertos não existe mais. Se preferir usar, não há problema. É um momento importante e nos anima muito porque vimos que a gente está evoluindo e podemos alcançar o Novo Normal. Precisamos avançar na vacinação e chegar em um nível ainda maior de imunização", comentou o prefeito.

A medida foi tomada devido a base mais recente relatório de monitoramento da pandemia de Covid-19 no município, que vem apontando um risco baixo de contágio pelo coronavírus na cidade.

A desobrigação da máscara, já se era permitido para as atividades físicas ao ar livre. O plano inicial era descartar o fim do uso da máscara no começo de janeiro deste ano. Porém, o Executivo, a medida foi adiada por conta do aumento dos casos de Covid, com a variante Ômicron.

A nova medida entrará em vigor a partir deste sábado (12). Grael ainda informou que ainda no final deste mês haverá uma nova reunião com o Comitê Científico, para seguir com a avaliação da situação e decidir sobre o uso em locais fechados.

Niterói possui 91,8% da população total vacinada, com a primeira dose e 100% da população adulta com primeira dose. Já com a segunda dose, são 83,4% da população total vacinada e 99,9% da população adulta. 

Foto: Karina Cruz

Fonte: O São Gonçalo


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp