A Prefeitura de Maricá reuniu cerca de 40 pessoas para conversarem sobre a Síndrome de Down em evento organizado pela a Secretaria de Políticas Inclusivas, na tarde desta sexta-feira (11/03) no Parque Eldorado. Encontro teve debate sobre os impactos na vida de um casal ao receberem a notícia de que serão pais de uma criança com a condição genética.
A atividade foi orientada pelo casal Ana Carla Perrone, professora, psicóloga e pós-graduada em Multidisciplinaridade na Síndrome de Down, e Luiz Felipe Perrone, engenheiro civil, pais de uma criança com Síndrome de Down. A Roda de Conversa foi na sede da Secretaria de Políticas Inclusivas.
A secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, afirmou que o processo para quem tem um filho com Síndrome de Down supõe um desafio, além de grandes mudanças e adaptações na vida da família.
“A Síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural. A criança é igual a qualquer outro bebê, por isso, precisamos trocar informações entre os pais e com os demais convidados sobre as experiências de ter um filho com Down. Esse tema vai trazer para a Roda de Conversa as dificuldades e alegrias da criação e educação desse filho, neto, sobrinho, irmão, além do compartilhamento entre responsáveis”, disse a secretária.
Para o casal Ana Clara e Luiz Felipe Perrone, pais da Roberta, a inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta o desenvolvimento e reforça para sociedade a necessidade de respeito às diferenças.
“Temos a maior gratificação em poder dividir e trocar experiências aqui na Roda de Conversa. Nossa filha é igual a qualquer outra criança, tem seus momentos bons e ruins. E é sobre isso que queremos conversar”, comentou Ana Clara.
Fonte: PMM
Foto: Clarildo Menezes