Redação Maricá Publicidade 1200x90
28/11/2019 às 09h29min - Atualizada em 28/11/2019 às 09h29min

Primeira Torre de Controle Remota civil do Brasil será instalada em Maricá

No dia 19 de novembro, a Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar foi convidada pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente Brigadeiro Domingues, a comparecer na Base de Santa Cruz-RJ para conhecer a Torre de Controle Remota, a primeira implementada na América Latina. Os representantes da Codemar na reunião foram o Consultor Aeronáutico, Valdir Lemos Padilha e o Presidente da Codemar, José Orlando Dias.

Durante o briefing inicial, o Tenente Brigadeiro Domingues informou que a primeira Torre de Controle Remota a ser implantada no Brasil, fora de aeroportos militares, será na cidade de Maricá.

Para Valdir Lemos Padilha, essa informação do Tenente Brigadeiro, de fazer de Maricá a primeira cidade a receber uma Torre de Controle Remota, o enche de orgulho: “isso trará, não só tecnologia para nossa cidade, como também uma grande visibilidade em todo o Brasil. Essa torre será instalada em parceria com a Secretaria de Aviação Civil. A princípio não haverá custos para os cofres públicos de Maricá, pois será custeado pelo governo federal”, explicou.

Ainda de acordo com o Consultor Aeronáutico, o imageamento e os sensores da torre remota são melhores que o olho humano, pois o controlador terá uma visualização mais aprimorada em condições ruins do clima e com total segurança para as aeronaves. Isso fará com que a torre convencional, aquela edificação de concreto com vidros na parte superior, dê espaço a uma estrutura de metal com câmeras de altíssima resolução localizadas no topo. De lá sairão as imagens que os controladores verão na sala, ao nível do solo.

Para o Presidente da Codemar, José Orlando Dias, a instalação da Torre de Controle Remota na cidade de Maricá será uma oportunidade de negócios para toda a Região dos Lagos: “é mais um passo que a Codemar tem dado no sentido de colocar o aeroporto dentro do cenário nacional. A torre nos proporciona a vinda de uma série de atividades para dentro do aeroporto, que serão importantes para o desenvolvimento da economia do município de Maricá”.

A Torre de Controle Remota é uma tecnologia nova; poucos aeroportos no mundo operam totalmente nesse modelo. O primeiro local que teve esse equipamento implantado foi o aeroporto de Bodo, na Suécia; e na América Latina, o primeiro foi em Santa Cruz-RJ.

O Aeroporto de Maricá tem classificação SBMI, dispõe de uma estação meteorológica, tem a inclusão de rádio no ciclo de aeroportos, passou pela homologação de EPTA e pela inspeção para implantação do RNAV.

Fonte: CODEMAR


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp