Redação Maricá Publicidade 1200x90
31/10/2023 às 14h09min - Atualizada em 31/10/2023 às 14h08min

Codemar participa do 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos de Búzios

M.A. - redacaomarica.com.br

A plataforma Mumbuca Verde foi apresentada e deu destaque para o município de Maricá durante o 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos (CIRS) em Armação de Búzios. O evento aconteceu entre os dias 24 e 27/10 e discutiu a gestão de resíduos e ações alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nosso programa Mumbuca Verde foi muito procurado. Muitas pessoas interessadas em saber como adquirir o selo de sustentabilidade num evento de uma importância enorme no momento em que todas as cidades estão procurando se adequar ao plano nacional de resíduos sólidos do Ministério do Meio Ambiente”, explicou o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto.

Acompanhado dos coordenadores de sustentabilidade da Codemar, Juliana Oliveira e Luciano Monteiro, e do diretor de Mercado Institucional da Biotec Maricá, Clodoaldo Brandão, o diretor Paulo Neto ainda comentou a exposição de outros projetos da Codemar no estande montado no Congresso, como o programa interno Recicla Codemar e o Bioaeroporto.

“Nós, da Codemar, temos uma iniciativa que repensa a nova rota tecnológica dos resíduos em Maricá. Temos o Recicla Codemar, pelo qual neste momento estamos incentivando os
colaboradores a repensar seus hábitos e trazer os recicláveis para o nosso ecoponto. Um segundo projeto chamado Bioaeroporto, que estamos licitando, visa pensar a coleta seletiva no aeroporto”, disse.

Usina de recicláveis em planejamento

A Codemar ainda apresentou o projeto, que está em fase de planejamento final, para a criação de uma usina de recicláveis em Maricá. “ Estamos pensando em fazer esse trabalho iniciar na região de Itaipuaçu, Nós teremos uma política de reciclagem que vai buscar valorizar os catadores e uma coleta seletiva nos quatro distritos “, explicou Paulo Neto.

O congresso

O 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em Búzios teve como objetivo fomentar a discussão sobre a gestão de resíduos sólidos, divulgar os mais recentes estudos acadêmicos da área e apresentar as melhores práticas. O evento também buscou fortalecer a articulação entre instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, além de  alinhar as discussões sobre gestão de resíduos, clima e geração de Energia aos ODS e gerar uma agenda positiva para ações nos próximos sete anos.

O evento reuniu especialistas, pesquisadores, estudantes, empresários, catadores, membros da sociedade civil, prefeitos e representantes das 92 cidades do Estado do RJ.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp