30/10/2023 às 12h09min - Atualizada em 30/10/2023 às 12h08min

Orquestra alemã se apresenta em Maricá nesta terça-feira (31)

M.A. - redacaomarica.com.br

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, vai promover uma mistura de samba e música erudita na terça-feira (31/10), na quadra da Escola de Samba União de Marcá. Os músicos alemães da Orquestra Jovem da Cidade de Gersthofen (Jugendorchester Gersthofen, ou JUGGE) farão uma apresentação didática das 9h às 11h. Com o objetivo de mostrar os instrumentos que compõem uma orquestra, o evento é aberto ao público e terá na plateia alunos dos polos do programa Cultura de Direitos e convidados.

O secretário João Carlos de Lima, o Birigu, pede que a população prestigie o concerto dos jovens músicos, que vêm do sul da Alemanha. “Convidamos a todos para estarem conosco mais perto da música instrumental. Serão o samba e o erudito juntos na quadra”, adiantou o secretário de Participação Popular e Direitos Humanos.

De acordo com a professora Julia Ingrid, que dá aulas de flauta doce no programa Cultura de Direitos, o evento foi pensado inicialmente somente para alunos do programa, mas decidiu-se abrir para a população. Ela contou como começou a parceria com a orquestra.

“Eu e o meu irmão Matheus Luiz, também professor do projeto, fomos para a Alemanha tocar durante 15 dias através dessa parceria com a Jugge Orchestra. Em 2016 eles vieram ao Brasil e eu estive todo o tempo ao lado deles tocando e ajudando na logística. Em janeiro deste ano, fomos tocar com eles em Israel e surgiu a ideia de visitarem o Brasil nesse ano. Com isso, eu e o maestro Gabriel Dellatorre, de Niterói, estamos fazendo toda a produção deles durante esses dias”, acrescentou Julia.

Depois de Maricá, a JUGGE se apresenta ainda no Espaço Cultural da Grota, Lar da Criança Padre Franz Neumair e no Programa Aprendiz Musical (todos em Niterói), além do Colégio Cruzeiro no Rio de Janeiro (Sociedade de Beneficência Humboldt).
“Desde o início pensei em fazer um concerto voltado para os alunos do Programa Cultura de direitos, do qual sou muito feliz de fazer parte”, disse a professora.

Sobre a JUGGE

A Orquestra Jovem de Gersthofen (cujo nome completo é Jugendorchester Gersthofen Schwäbische Bläserbuben, ou JUGGE) é uma orquestra juvenil de sopros e percussão, da cidade de Gersthofen, no estado da Baviera, na Alemanha. Foi fundada em 1955 e proporciona a crianças e jovens dos 15 aos 30 anos formação musical em instrumentos de sopro e percussão. A orquestra faz parte de um grande sistema de educação musical, que abarca 3 orquestras, sem contar as classes de educação musical primária e aulas de instrumento.

Um dos objetivos da orquestra é promover e expandir a troca intercultural entre os alunos e diferentes culturas ao redor do mundo. Entre as experiências interculturais estão a turnê de dez dias para a Rússia (Moscou e Samara). Em 2012 e 2015, a JUGGE viajou para Jerusalém, em Israel, e em 2016 fez uma viagem de dez dias a Niterói. Em 2019, a prefeitura do condado de Baringo, no Quênia, também foi visitada. Em todas as viagens, realizaram-se intercâmbios internacionais de jovens com orquestras do respectivo país parceiro.

Serviço:

Concerto didático da Orquestra Jovem da Cidade de Gersthofen (JUGGE)
Data: 31 de outubro (terça-feira)
Horário: 9h às 11h
Local: Quadra da União de Marica
Endereço: Rodovia RJ-106, km 28,5



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp