Redação Maricá Publicidade 1200x90
25/10/2023 às 15h17min - Atualizada em 25/10/2023 às 15h16min

Dia da Saúde Bucal: Maricá celebra mais de 44 mil atendimentos odontológicos realizados em 2023

M.A. - redacaomarica.com.br

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, comemora no Dia Nacional da Saúde Bucal (25/10) com 44.200 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e setembro deste ano, em toda a rede. O total inclui atendimentos das 27 equipes que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos, o Centro de Especialidades Odontológicas, no Boqueirão, e a emergência odontológica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Inoã — a única UPA com esse serviço na Região Metropolitana 2.

Nas 24 USF que contam com espaço de saúde bucal foram registrados 10.267 atendimentos de janeiro a setembro. No mesmo período, foram cerca de 27 mil consultas especializadas no CEO e 6.936 emergências odontológicas acolhidas na UPA de Inoã. Esses números reforçam a assistência de ponta e com profissionais qualificados oferecida no município, o que reflete no bem-estar bucal dos moradores, evitando doenças graves (como o câncer de boca), solucionando demandas e fortalecendo a autoestima.

Para passar por atendimento odontológico de rotina, o morador deve procurar a Unidade de Saúde da Família de referência, ou seja, a mais próxima da residência. Após consulta odontológica na USF e identificada necessidade de acompanhamento especializado, o usuário será encaminhado para o CEO e a consulta será marcada através da Central de Regulação do município. Na UPA de Inoã, são atendidas emergências e urgências odontológicas por livre demanda.

Suany Marins, subsecretária de Políticas Odontológicas, ressaltou a importância dos serviços odontológicos oferecidos na cidade e o impacto cotidiano.

“Em Maricá, temos 27 equipes de saúde bucal nas USF e outro espaço importante é o Centro de Especialidades Odontológicas. Nele, temos endodontia, ortodontia, odontopediatria, periodontia e estomatologia, com aproximadamente 800 atendimentos por semana, sendo a ortodontia a maior demanda, pois está ligada às questões do aparelho dentário. Atendemos pacientes de toda a cidade, que podem contar com toda a assistência e cuidado dos profissionais”, afirmou.

Moradora do bairro Mumbuca, Isabela Rodrigues tem dois filhos que são atendidos no local: Thiago, de 21 anos, e Sarah, de 15 anos. Ela destacou a assistência de qualidade que eles recebem no Centro de Especialidades e os resultados gerados.

“Só tenho a agradecer pelo acompanhamento do CEO. O Thiago tem síndrome de Down, necessitava de acompanhamento odontológico e recebeu o encaminhamento, sendo atendido bem e rapidamente. Ele melhorou a mastigação, a fala e segue com a manutenção do aparelho. A Sarah tinha vergonha pela mastigação e hoje é só sorrisos. O atendimento é maravilhoso e não troco o SUS pelo particular, porque aqui temos todas as necessidades atendidas”, garantiu.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp