Redação Maricá Publicidade 1200x90
14/05/2023 às 09h34min - Atualizada em 14/05/2023 às 09h33min

Você já pensou em utilizar a bicicleta como meio de transporte?

Campanha de incentivo ao uso para ida ao trabalho acontece em várias cidades do mundo.

- redacaomarica.com.br
Fonte: PMM
Foto: divulgação


Nesta sexta-feira (12/05), a segunda do mês de maio, é comemorado o ‘Dia de Bike ao Trabalho’. A campanha, que acontece em várias cidades pelo mundo, tem o objetivo de incentivar as pessoas a experimentarem a bicicleta como meio de transporte e conscientizar sobre os benefícios da atividade. Patrícia Peres, de 52 anos, que há 20 trabalha na Secretaria de Educação de Maricá, aderiu à modalidade há quatro anos. Atualmente, a servidora atua como agente educacional de inclusão no CEIM Profª Ondina de Oliveira Coelho.


A profissional conta que aderiu a bike incentivada pelo filho caçula, Marlon, que começou a fazer ciclismo, e é professor de Artes no CEU de Itapeba. Hoje, Patrícia pratica o cicloturismo e já chegou a pedalar 217 km até o município de Arraial do Cabo. “Comprei minha primeira bicicleta, muito simples, e comecei a pedalar nas imediações. Depois, fui até o mar na Barra, Ponta Negra, aos poucos fui aumentando os trajetos. A terceira bicicleta ganhei do meu filho quando fiz 50 anos, própria para fazer trajetos maiores. Só então comecei a ir a Saquarema, Araruama, Friburgo, Cachoeira de Macacu, etc.”.


As belezas naturais de Maricá e o fato do município possuir uma área significativa de ciclovias também contribuíram com a escolha de Patrícia pela bicicleta. “Pedalar em Maricá é maravilhoso. Nossa cidade é linda demais, tem lugares extraordinários para conhecer”. Entretanto, ela faz uma alerta sobre a necessidade das pessoas respeitarem as ciclovias, principalmente motoristas que estacionam o carro no local e motoboys que fazem bandalhas.


Outro ponto positivo no município para aqueles que querem aderir à campanha de menos carros nas ruas, é que a Prefeitura de Maricá disponibiliza em vários lugares da cidade bicicletas, de forma gratuita, as bicicletas vermelhinhas. A educadora defende a bike como meio de transporte mais barato, que não polui a natureza, além de não perder tempo no trânsito. “Pedalar não polui, faz bem para a saúde física e mental, é tudo de bom. Quem não tem uma bike ainda pode pegar uma vermelhinha e ir para o seu trabalho”.


Patrícia Peres também alerta aqueles que querem começar o ciclismo e cicloturismo a comprarem uma bike apropriada e os acessórios e equipamentos de segurança, como capacetes, farol para pedal noturno, sinalizador traseiro, luva, roupa adequada e tênis. Além disso, precisa ter disposição, tempo e disciplina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp