Redação Maricá Publicidade 1200x90
24/09/2022 às 09h32min - Atualizada em 24/09/2022 às 09h32min

Prefeitura apresenta novos agentes que atuarão para coibir infrações no trânsito de Maricá

A apresentação foi feita nesta sexta-feira (23).

Fonte: PMM
Foto: divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), apresentou nesta sexta-feira (23/09) os 16 guardas municipais aprovados no concurso público de 2019, e que atuarão no ordenamento do trânsito da cidade. Eles vão trabalhar para coibir infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como o estacionamento em locais proibidos. A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba, e marcou a comemoração do “Dia do Agente”.


Durante a formalidade, o secretário Marcinho da Construção parabenizou os agentes de trânsito pelo trabalho desempenhado na cidade. “Temos feito um trabalho de sinalização com objetivo de trazer tranquilidade às pessoas e de reduzirmos os índices de acidentes. Fico feliz quando passo em alguns pontos em que antes era comum vermos carros em cima da calçada, tirando o direito de ir e vir de pedestres e cadeirantes, e agora os carros estão todos estacionados de forma correta, nas vagas e no sentido certo da via, isso é muito gratificante”, afirmou o secretário.


O Comandante Geral da Guarda Municipal de Maricá, Ricardo Viana, valorizou o trabalho destes profissionais que são fundamentais no ordenamento do trânsito. “A cidade de Maricá está crescendo, precisamos acompanhar esse progresso e o trânsito tem um papel importantíssimo. Atuamos para garantir o direito do cidadão e também do turista, para que ele possa vir à cidade e ter referência positiva dos agentes. Seguiremos atuando para fornecer o melhor serviço possível”, disse.


O guarda municipal e agora novo agente de trânsito, Thiago Gomes, de 33 anos, não escondeu a emoção ao receber o uniforme de trabalho. “Esse colete simboliza mais um passo que foi dado, porque para passar no concurso público, muitas vezes deixamos de participar de algum evento em família ou participar de eventos. É uma sensação de recompensa pelo nosso esforço e uma vitória para todos os que estão recebendo esse uniforme”, destacou.


Homenagens aos veteranos


Coordenadora operacional de trânsito, Liana Borges, recebeu uma condecoração pelo reconhecimento do trabalho realizado. “Fico muito feliz em ver as mudanças que temos conseguido implementar. O trânsito precisa dessa atenção que estamos tendo agora. Tenho muito orgulho de estar na Sectran crescendo e a vendo crescer. É muito gratificante ver que o trabalho está difundindo para as pessoas de forma positiva”, declarou.


Atuando há 20 anos como guarda municipal, Aurélio Nobre, de 45 anos, que também foi homenageado, falou da expectativa com a chegada dos novos agentes de trânsito. “É bom porque podemos passar para eles a nossa experiência, mostrar como a cidade funciona, já que alguns são de outros municípios, e aos poucos vamos moldando de forma que a população se sinta confiante com o nosso trabalho de orientar do trânsito da cidade”, ressaltou.


Capacitação de novos agentes


Entre os dias 30 maio e 15 de julho, os 16 guardas municipais participaram do Curso de Formação de Agentes de Trânsito promovido pela academia de ensino da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Lá, os agentes adquiriram conhecimentos sobre introdução à engenharia de tráfego, ética profissional, operação e fiscalização, abordagem e legislação aplicada, entre outras disciplinas, num total de 243 horas de aula.


A capacitação é uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e tem como base a Portaria nº 150 de 29/01/2021, que instituiu o Curso de Agente de Trânsito para profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp