Redação Maricá Publicidade 1200x90
20/07/2022 às 09h39min - Atualizada em 20/07/2022 às 09h39min

Proxima edição da Trilha do Circuito Ecológico será na Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu

Atividade acontecerá no próximo domingo, 24. As inscrição serão abertas nesta quinta-feira.

Fonte PMM

O Circuito Ecológico Caminhos de Maricá deste domingo, 24, vai celebrar a ação “Um Dia no Parque”, considerada a maior mobilização nacional em defesa de unidades de conservação do Brasil, que em 2022 tem como tema “De volta ao lar”. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, a caminhada terá como roteiro a Pedra de Itaocaia, em Itaipuaçu, com 389m de altura e é considerada patrimônio natural municipal. As inscrições para as 15 vagas disponíveis começam nesta quinta-feira, 21, a partir de 13h, pelo link: INSCRIÇÕES. 

O trajeto tem duração aproximada de quatro horas ida e volta, cuja trilha tem grau de dificuldade de médio a pesado, com trechos de subida em corda e escalaminhada. Será realizado um mutirão de coleta de resíduos sólidos durante a subida, com intervalos para diálogos sobre a preservação e o compromisso com as Áreas Naturais Protegidas, bem como sua importância geológica e biológica para o planeta.

A recomendação aos participantes é levar itens essenciais, como repelente, dois litros de água, lanche e protetor solar, vestir calça comprida, blusa de manga e calçado apropriado. O encontro dos participantes será às 8h, no posto de combustíveis que fica na esquina da Avenida Carlos Marighella com a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), em Itaipuaçu. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo de Maricá (Praça Conselheiro Macedo Soares, s/nº – Centro) ou pelo telefone (21) 97107-8991.

Órgãos ambientais participam

Além dos inscritos, a caminhada terá a presença de representantes do projeto Caminhos Geológicos, da Faculdade de Geologia da UERJ, da Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro e da ONG Gaia Soluções Sustentáveis, além de condutores ambientais credenciados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A Instituição responsável pela mobilização nacional é a Coalizão Pró-UCs, composta por um grupo de instituições como a WWF Brasil, a Conservação Internacional e SOS Mata Atlântica, entre outras, que se propõem a congregar instituições, empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das unidades de conservação ambiental.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp