Redação Maricá Publicidade 1200x90
26/05/2022 às 17h39min - Atualizada em 26/05/2022 às 17h39min

Escolas da rede municipal terão lousas digitais e alunos receberão tablet’s em Maricá

Jade Carvalho
PMM

A Prefeitura de Maricá apresentou aos alunos da rede municipal um conjunto de novas tecnologias com lousas digitais, que serão utilizadas pelos professores nas salas de aula, e tablets com acesso à internet, que serão distribuídos aos alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. A apresentação foi feita nesta terça-feira, 24, no CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro. 


Ao todo, foram adquiridas 200 novas lousas digitais, que se somam as já 62 existentes nas salas de aula das unidades da rede municipal de ensino e serão instaladas em breve. As lousas, que também tem acesso à internet, trazem um importante recurso pedagógico para o professor: um display interativo, que oferece inúmeras formas para o educador trabalhar com as crianças e adolescentes. 


Já os tablet’s foram adquiridos em grande número para atender a demanda de alunos, totalizando 15.600 unidades, todas com acesso à internet para o uso de estudantes da rede municipal. Os equipamentos serão utilizados para difundir os conteúdos referentes às aulas de reforço, que serão divulgados por meio do sistema Conecta Maricá. 


Com o dispositivo tecnológico, o aluno conseguirá de casa acessar o sistema e visualizar os conteúdos repassados pelos professores, além de respondê-los. Enquanto isso, os professores da rede já receberam auxílio conectividade para adquirir equipamentos tecnológicos de livre escolha, motivo pelo qual não receberão os tablets. 


A equipe técnica da secretaria terá à disposição 77 desses dispositivos, além dos destinados aos estudantes. Após a entrega dos tablets nas unidades escolares, os responsáveis dos alunos serão comunicados para que façam a retirada do equipamento.


“Estamos aqui falando de desenvolvimento, inovação, conhecimento, mas, principalmente, sobre uma cidade que investe os royalties do Petróleo no conhecimento, dando oportunidades e acesso a quem precisa”, disse a Secretária de Educação, Adriana Costa.


Além desses equipamentos, foram apresentadas outras aquisições da Secretaria de Educação, como kits e laboratório, ambos de robótica, tix letramento - que é um equipamento usado em salas de recursos para alunos com deficiência, como teclados inclusivos e dispositivos para controle de notebook por piscada de olho -, mesa infantil e de alfabetização, laboratório itinerante, sala maker – reúnem de todas as ferramentas tecnologias adquiridas –, laboratório de matemática e impressora 3D. 


Durante a apresentação, os alunos puderam experienciar o uso de cada um dos equipamentos e foi impresso na 3D, como demonstração, uma miniatura do ônibus ‘Vermelhinho’ e um escudo do Botafogo, clube favorito do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, que fez uma entrega simbólica dos tablets nas mãos dos alunos do 4º ano, os primeiros a receberem o equipamento tecnológico.


“Temos uma travessia a fazer, a de absorver todo esse mundo digital e dinâmico, que vai trazer um jeito de pensar diferente, surgir a partir de hoje nas nossas salas de aula. Esse é um desafio que a gente já sai daqui comprometido com a entrega, com a execução, com a interação, pelo acesso a tudo isso que é novo. Vivemos uma nova realidade, de um mundo que está sendo transformado a partir das nossas ações no presente”, afirmou o prefeito.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp