Redação Maricá Publicidade 1200x90
17/05/2022 às 19h39min - Atualizada em 17/05/2022 às 19h39min

Ações de combate à dengue são realizadas em toda a cidade de Maricá

As equipes vistam as casas e alertam os moradores sobre os cuidados.

Fonte: PMM
Foto/Reprodução: Internet

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está empenhada no enfrentamento à dengue, com equipes atuando no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti — transmissor da doença, além da zika e da chikungunya —, e em ações de conscientização da população nas ruas e nas residências. Atualmente, cerca de 200 agentes de combate às endemias percorrem os quatro distritos da cidade (Centro, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu), realizando vistorias nas casas, oferecendo orientações para prevenir a proliferação da dengue e aplicando larvicida em locais onde são identificados focos do Aedes aegypti.

Nos distritos, as equipes são separadas por bairros, atuando continuamente em cada área. O trabalho é integrado, incluindo registros geográficos do município (identificando novas ruas e endereços, por exemplo), estratégia de saúde, os laboratoristas (que reconhecem as larvas de mosquitos) e os agentes responsáveis pela abordagem às pessoas. A busca ativa também contribui para registrar casas abandonadas, fechadas ou terrenos com entulhos, notificando os proprietários para que façam a limpeza dos espaços.

“As nossas visitas domiciliares são rotineiras e essenciais, conscientizando os moradores e reforçando a importância de observar possíveis focos, principalmente nos quintais. Estamos em um momento de proliferação dos mosquitos responsáveis pela dengue em todo o Brasil. Pedimos que a população redobre a atenção e esteja atenta às orientações passadas pelos agentes de combate às endemias para minimizarmos o impacto da doença no nosso município”, destacou Ronald Marques, gerente da Vigilância em Saúde Ambiental.

Ronald também reforçou a importância dos moradores receberem os agentes de combate às endemias em suas casas: “Caso você receba a visita de um dos nossos profissionais, que podem ser identificados por crachá, camiseta (de cor azul e vermelha) ou colete, não exite em abrir a porta da sua casa para ele. Essa atitude é essencial para otimizar o combate à doença e ajuda evitar a proliferação do mosquito,” reforçou.

Moradores reforçam o impacto das ações de conscientização

Na última sexta-feira (13), os agentes realizaram uma ação educativa no Bairro da Amizade, visitando dezenas de residências e distribuindo folhetos com dicas de combate à dengue aos moradores. Uma das casas que foram visitadas foi a do aposentado Luís Nascimento, de 63 anos. Vivendo em Maricá há 30 anos, ele aprovou a abordagem dos agentes.

“É muito positiva ter uma ação efetiva como essa. Dessa forma, esclarecemos as nossas dúvidas sobre a dengue e recebemos dicas essenciais para lidar com os focos da doença no dia a dia, atitude fundamental para a conscientização. Durante a pandemia, a nossa preocupação se voltou à Covid-19. Contar com essa visita agora se une aos cuidados que já tenho, como a limpeza da caixa d’água e não deixar a água acumular nos recipientes”, afirmou.

Ruth do Nascimento, de 54 anos, também gostou da visita, ressaltando os riscos da dengue e a importância da conscientização.

“Eu acho ótima essa visita dos agentes, que ajuda a trazer mais consciência aos moradores do bairro. Só quem teve dengue sabe como ela é perigosa, então cuido do meu quintal com a ajuda da minha família, me atentando aos possíveis focos, como as garrafas (que estão sempre viradas) e à caixa d’água tampada corretamente”, acrescentou.

Pequenas atitudes ajudam no combate à dengue

A maneira mais eficaz de prevenir a dengue é combater os focos do mosquito Aedes aegypti. Confira abaixo algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito transmissor:

– Verifique se a caixa d’água está bem tampada

– Não deixe lixeiras abertas

– Coloque areia nos pratos de plantas

– Recolha pequenos depósitos de água existentes no quintal

– Limpe as calhas

– Trate as piscinas regularmente

– Tampe os ralos

– Limpe a bandeja externa da geladeira

– Tampar cisternas

– Tampe bem todos os reservatórios de água


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp