LSM – Banhistas flagraram traineiras na tarde deste sábado, 17, realizando pesca ilegal na Praia do Recanto, em Itaipuaçu. A embarcação estava a menos de 500 metros de distância da faixa de areia.
Segundo os banhistas, as traineiras são flagradas frequentemente no litoral maricaense. Já os pescadores artesanais relataram que isso acontece devido à falta de fiscalização nas praias da cidade. Por conta disso, diversos peixes são fisgados com suas redes gigantescas quase que na beira da praia.
A pesca irregular em áreas proibidas pelo Ibama pode ser penalizada com prisão, multa e apreensão das redes, além de ter o agravante sobre a captura não acidental de espécies protegidas.
A pesca predatória é considerada crime, punível com a pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, além de, se o pescador for profissional registrado, receberá multa e mais a suspensão da atividade profissional por um período de 30 a 90 dias. Se for empresa que explora pesca receberá multa e mais a suspensão de suas atividades por um período de 30 a 60 dias. Se for pescador amador receberá multa e perda de todos os instrumentos e equipamentos usados na pescaria.