13/04/2021 às 22h21min - Atualizada em 13/04/2021 às 22h21min

STF determina que Anvisa decidida sobre importação da Sputinik V até o fim de abril

LSM - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, determinou nesta terça-feira, 13, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve decidir sobre o futuro da importação da vacina Sputinik V até o fim do mês de abril.

O ministro determina que a decisão seja tomada pela Anvisa em até 30 dias, contados a partir do dia 29 de março. Incluindo os fins de semana e feriados, a data limite seria no dia 28 de abril.

A Anvisa já recebeu dois pedidos de autorização do uso emergencial da Sputnik V. O primeiro foi apresentado em janeiro, mas a Anvisa afirmou que faltavam documentos. O segundo foi feito no dia 26 de março, mas a agência não deu a resposta e suspendeu a análise.

O ministro diz ainda que se o prazo for descumprido, a importação da vacina fica automaticamente autorizada, se tornando responsabilidade do governo local.

A cidade de Maricá foi uma das primeiras a solicitar a compra da Sputinik V. O prefeito Fabiano Horta pediu a compra de 500 mil doses da vacina para distribuir para toda a população maricaense. O impasse com a importação do imunizante vem deixando os moradores do município preocupados.

Em nota, a Anvisa informou que os pedidos de importação da vacina não foram negados, mas que estão em análise. Segundo a agência, faltam documentos a serem entregues, além de relatórios técnicos sobre a eficácia da vacina.

Foto: Pedro Lareira


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://redacaomarica.com.br/.
Redação Maricá Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp