LSM - A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza irá começar nesta quarta-feira, 14, em Maricá. A vacinação estava prevista para começar nesta segunda-feira, 12, mas precisou ser adiada.
A cidade até agora recebeu 4.900 doses, quantidade que é insuficiente para imunizar o público-alvo em Maricá.
“A primeira etapa vacinação vai do dia 14 de abril até o 10 de maio. Depois entrarão as demais etapas. Foi recebido nesta tarde o quantitativo de 4900 doses para imunização contra Influenza, número este que dá para a primeira fração da primeira etapa da campanha, já que a quantidade corresponde praticamente ao número dos trabalhadores da Saúde em Maricá”, pontua a subsecretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira.
Inicialmente, a campanha foi dividida em 3 etapas pelo Ministério da Saúde. O grupo prioritário é composto por: crianças de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A segunda etapa é composta por idosos com 60 anos ou mais e professores e está prevista para começar no dia 11 de maio e irá até o dia 8 de junho.
Já a terceira etapa agrupa pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, força de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários de sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e está prevista para começar dia 9 de junho e irá até o dia 9 de julho.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza acontecerá nas 24 Unidades de Saúde da Família (USF), de 8h às 17h, na sala de vacinação das unidades. Como a vacinação contra Covid-19 acontece nos polos de algumas unidades na área externa, em tendas, o fluxo não irá cruzar com as pessoas que irão para vacinar contra influenza. Para vacinar é necessário levar o cartão de vacinação, principalmente das crianças, e documento de identidade.